Portal do Governo Brasileiro
X

Seminário de Encerramento do Programa Álvaro Alberto

Notícias

Postado porThais Duarte em 04/12/2018 14:18

 

O Instituto Pandiá Calógeras (IPC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realizaram, entre os dias 27 a 29 de Novembro, no Ministério da Defesa, o seminário de encerramento da primeira edição do Programa Álvaro Alberto de Indução à Pesquisa em Segurança Internacional e Defesa Nacional. A iniciativa permite aos pesquisadores de diferentes universidades e institutos de pesquisa do Brasil o desenvolvimento de projetos de pesquisa nas linhas de Economia de Defesa e Entorno Estratégico.

A primeira chamada lançou edital em 2014 e os projetos selecionados tiveram início no ano seguinte. Após três anos de pesquisa, os pesquisadores apresentaram seus resultados para a comissão de avaliação e demais convidados. Ao final de cada dia de apresentações, foram organizadas mesas redondas, mediadas por representantes do Ministério da Defesa, para a discussão dos temas.

Para o diretor do Instituto Pandiá Calógeras, Prof.º Dr. Joanisval Brito Gonçalves, as apresentações ultrapassaram as expectativas. “São pesquisas aplicadas muito relevantes para o país. Todos mostraram a importância do diálogo. Conhecimento é algo que quanto mais transmitimos, mais recebemos”, enfatizou.  A diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e sociais do CNPq, Adriana Tonini, também esteve no evento para representar o diretor do órgão.

 

 

Conheça também

 
Conheça nossos eventos: Pandiálogos, Workshops e Seminários
+ eventos
 
Saiba tudo sobre os estudos publicados pelo Instituto e colaboradores
+ saiba tudo
 
Assine a newsletter e receba os conteúdos do Instituto Pandiá
+ assinar