Portal do Governo Brasileiro
X

Pandiá realiza Diálogo de Defesa com especialista em Fronteiras

Notícias

Postado porClara em 19/03/2020 15:01

Brasília, 05/03/2020 - O Instituto Pandiá Calógeras (IPC) promoveu, na manhã de quinta-feira (05), o Diálogo de Defesa “Fronteiras: Oportunidades e Desafios”. O evento ocorreu na sede do Ministério da Defesa (MD).

O expositor convidado foi o especialista em fronteiras e Presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), sediado em Foz do Iguaçu - PR, Luciano Stremel Barros, que discorreu acerca da complexidade do tema. Entre os tópicos abordados destacam-se as dificuldades do combate nos crimes transnacionais, o contrabando nas fronteiras, potencialidades, entre outros assuntos.

Para Luciano, a realização desse tipo de debate é fundamental para o desenvolvimento de aprendizado. "O tema central do painel de debates foram nossas fronteiras e as formas de repensar essas regiões sob o ponto de vista das potencialidades para o desenvolvimento. Agradeço ao Prof. Dr. Joanisval Brito Gonçalves e toda equipe do Pandiá pela promoção e condução do evento", disse.

O Diretor do IPC, Joanisval Gonçalves, explica que “A ideia dos Diálogos de Defesa é atender as necessidades do Ministério no que diz respeito às demandas por temas estratégicos”.

O especialista Luciano Stremel Barros coordena diversos estudos e pesquisas sobre as áreas de fronteiras brasileiras. Além de organizador de dois volumes da publicação (Re)Definições das Fronteiras. Possui diversos artigos e publicações sobre a temática dos impactos do contrabando e dos mercados ilícitos para a economia brasileira, participa de palestras e seminários no Brasil e exterior como conferencista sobre a temática "Fronteiras Brasileiras".

Também estiveram presentes do evento, o Subchefe de Política e Estratégia, General de Divisão Ricardo Canhaci; o Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; o Subchefe de Inteligência de Defesa, C Alte Paulo Sergio C. B. Tinoco Guimarães; o Diretor-Executivo da Polícia Federal, Dr. Disney Rosseti; entre outras personalidades militares e civis.

 

Conheça também

 
Conheça nossos eventos: Pandiálogos, Workshops e Seminários
+ eventos
 
Saiba tudo sobre os estudos publicados pelo Instituto e colaboradores
+ saiba tudo
 
Assine a newsletter e receba os conteúdos do Instituto Pandiá
+ assinar