Portal do Governo Brasileiro
X

IPC e IDESF assinam Memorando de Entendimento

Notícias

Postado porClara em 28/11/2019 14:49

Nos dias 21 a 23 de novembro, em Foz do Iguaçu, aconteceu o VI Seminário Fronteiras do Brasil, no Auditório da Polícia Federal. As questões fronteiriças são de suma importância para a Defesa brasileira, considerando que o país possui cerca de 17 mil quilômetros de fronteiras. O evento, que já está em sua sexta edição, teve como tema em 2019: "Desenvolvimento, Segurança e Integração". Alguns dos temas de debate foram mercados ilegais, contrabando no agronegócio brasileiro e segurança pública nas fronteiras. O seminário também contou com o lançamento do recente diagnóstico do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), "O contrabando de agroquímicos no Brasil". 

No dia 21, logo após a mesa de abertura, o presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras, Luciano Barros, e o diretor do Instituto Pandiá Calógeras, Prof. Dr. Joanisval Gonçalves, assinaram um memorando de entendimento entre as duas instituições. O termo de cooperação técnica permitirá que o IDESF e o IPC troquem informações e realizem ações conjuntas.

No dia 22 de novembro, sexta-feira, o Instituto Pandiá Calógeras apresentou o painel de tema "Fronteiras: integração e articulação para desenvolver e proteger". Os painelistas foram General de Brigada Sérgio Luiz Goulart Duarte, gerente do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON)/Exército Brasileiro); Dr. Felipe Giesteira, coordenador de Estudos sobre as Indústrias de Defesa e Aeroespacial (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada); e Capitão de Mar e Guerra Francisco das Chagas Lemos Junior (Representante do Ministério da Defesa). O diretor do IPC, Prof. Dr. Joanisval Gonçalves, foi o mediador do painel. 

 

 

Conheça também

 
Conheça nossos eventos: Pandiálogos, Workshops e Seminários
+ eventos
 
Saiba tudo sobre os estudos publicados pelo Instituto e colaboradores
+ saiba tudo
 
Assine a newsletter e receba os conteúdos do Instituto Pandiá
+ assinar