Portal do Governo Brasileiro
X

Prof. Eduardo Viola fala sobre tendências futuras em mais um Diálogo de Defesa

Notícias

Postado porClara em 16/10/2019 12:44

Da esquerda para direita: Prof. Dr. Joanisval Gonçalves, Diretor do IPC; Almirante Viveiros; e Prof. Dr. Eduardo Viola

Na sexta-feira, 4 de outubro, o Prof. Dr. Eduardo Viola, cientista político e professor da pós-graduação da Universidade de Brasília, palestrou em mais uma edição dos Diálogos de Defesa, promovidos pelo Instituto Pandiá Calógeras (IPC), do Ministério da Defesa. O tema de sua exposição foi "Principais Tendências de um Presente Futuro". O evento foi presidido pelo Alte. Esq. Viveiros, e conduzido pelo Prof. Dr. Joanisval Brito Gonçalves, diretor do IPC.

Prof. Viola, primeiramente, citou que Sistema Internacional é composto hoje por seis fatores que o direcionam: o processo de globalização; a disrupção tecnológica; a mudança climática; a busca da China por uma hegemonia “autoritária global”; a crise da democracia; e a “nova Guerra Fria”.

No que tange à disrupção tecnológica, o surgimento das mídias sociais trouxe impactos à sociedade bastante complexos, tanto negativos quanto positivos. As mídias inicialmente tinham o objetivo de conectar pessoas. Com a evolução das tecnologias de informação e comunicação, foram se formando “bolhas” constituídas de pessoas com opiniões similares. “O like foi algo decisivo par gerar aprovação e fortalecer esses clusters. As mídias sociais são fator fundamental na polarização da sociedade. Portanto, as redes têm tido impacto negativo nas democracias”, diz Viola.

A internet das coisas e a chegada da internet 5G, foram mencionadas no diálogo do Professor. Para ele, essas tecnologias tornarão os sistemas informatizados cada vez mais conectados e, consequentemente, cada vez mais vulneráveis.

Pensando nos próximos anos, há previsões de que entre 2030-2040 teremos o surgimento de mais uma tecnologia, uma nova Inteligência Artificial superior ao cérebro humano. Há previsões, também, de que uma das habilidades decisivas nesse novo mundo será uma forte inteligência matemática aliada a uma mente aberta, proporcionando o surgimento de inovações tecnológicas.

 

Conheça também

 
Conheça nossos eventos: Pandiálogos, Workshops e Seminários
+ eventos
 
Saiba tudo sobre os estudos publicados pelo Instituto e colaboradores
+ saiba tudo
 
Assine a newsletter e receba os conteúdos do Instituto Pandiá
+ assinar