Portal do Governo Brasileiro
X

XVI Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana

Notícias

Postado porClara em 30/09/2019 13:31

A 16ª edição da Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana aconteceu na Escola de Guerra Naval

Créditos: Fundação Konrad Adenauer

Em 20 de setembro, na Escola de Guerra Naval do Rio de Janeiro, aconteceu a XVI Conferência de Segurança Internacional do Forte de Capacabana. O evento foi realizado pela Fundação Konrad-Adenauer em parceria com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e apoio da Delegação Brasileira da União Europeia no Brasil. O tema desta edição foi “A Quarta Revolução Industrial: Impactos na Segurança Internacional e a Reformulação da Ordem Global”.

Ministro da Defesa, General de Exército Fernando Azevedo e Silva

Créditos: Fundação Konrad Adenauer

O Ministro da Defesa, General de Exército Fernando Azevedo e Silva, fez o primeiro dos discursos introdutórios, cujo tema foi "As Forças Armadas e o Ministério da Defesa no cenário brasileiro atual". Em sua fala, lembrou os 20 anos do Ministério da Defesa, destacou a participação do Brasil em 40 das 72 Missões de Paz das Nações Unidas e ressaltou a importância da atuação das Forças Armadas durante grandes eventos que aconteceram no país nos últimos anos: Jornada Mundial da Juventude de 2013, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016. Além disso, falou sobre a Operação Verde Brasil, coordenada pelo Ministério da Defesa.

Em seu andamento, além dos discursos de abertura, o evento contou com a presença de profissionais que abordaram diversos temas pertinentes e atuais para as áreas de Segurança e Defesa. Dentre eles, pode-se destacar: Cibersegurança na América Latina, a perspectiva europeia da Quarta Revolução Industrial, a Inteligência Artificial, cibersegurança e incorporação de gênero na Segurança Internacional. É possível fazer o download dos policy papers clicando aqui.

Sobre a Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana

A Conferência Internacional de Segurança Internacional do Forte de Copacabana é promovida pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), pela Fundação Konrad-Adenauer (KAS) e recebe apoio da Delegação da União Europeia no Brasil. Há 16 edições, trabalha com o objetivo de difundir e debater os temas mais relevantes e atuais em Defesa e Segurança. Para isso, reúne diversos especialistas e personalidades da área do Brasil e do mundo. Em 2019, a Conferência bateu um recorde: 1650 inscrições. O número de participantes foi de 600. A edição do próximo ano já foi confirmada pela KAS. Antes da realização do evento, foram realizadas duas reuniões preparatórias. A primeira delas foi realizada em Brasília, no Ministério da Defesa, e teve como anfitrião o Instituto Pandiá Calógeras.

 

Conheça também

 
Conheça nossos eventos: Pandiálogos, Workshops e Seminários
+ eventos
 
Saiba tudo sobre os estudos publicados pelo Instituto e colaboradores
+ saiba tudo
 
Assine a newsletter e receba os conteúdos do Instituto Pandiá
+ assinar