Portal do Governo Brasileiro
X

Brasil e Portugal discutem segurança e democracia

Notícias

Postado porClara em 14/05/2019 14:22
VII CONSEDE

Lisboa, 13/05/2019 - Em missão oficial à Portugal, o diretor do Instituto Pandiá Calógeras (IPC), Joanisval Gonçalves, participou, na tarde desta segunda-feira (13), do painel: "Segurança nos Países Lusófonos: Que Caminhos Comuns?", durante o VII CONSEDE (Congresso Internacional Segurança e Democracia). 

Durante sua apresentação, Joanisval falou sobre  os desafios e as oportunidades do cenário internacional no início do século XXI e ressaltou a importância da tríade Desenvolvimento, Diplomacia e Defesa na política brasileira de Defesa.  

Também participaram do encontro, o professor Rui Pereira, ex-ministro da Administração Interna de Portugal e Fernando Francisco, diretor adjunto do Serviço Nacional de Investigação Criminal de Moçambique. O debate foi mediado pelo professor Lídio Lopes, secretário executivo do Conselho Científico do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT). 

O evento vai até amanhã, na Universidade Nova de Lisboa. 

Visita ao Instituto da Defesa Nacional

Na parte da manhã, Joanisval Gonçalves esteve no Instituto da Defesa Nacional (IDN), onde foi recebido pelo diretor, general Vítor Viana.

Durante o encontro foram apresentados os programas e as atividades do instituto brasileiro e do português e discutidas possíveis parcerias acadêmicas no futuro. 

IDN tem como missão principal o apoio à formulação do pensamento estratégico nacional, assegurando o estudo, a investigação e a divulgação das questões de segurança e defesa.

 

 

Conheça também

 
Conheça nossos eventos: Pandiálogos, Workshops e Seminários
+ eventos
 
Saiba tudo sobre os estudos publicados pelo Instituto e colaboradores
+ saiba tudo
 
Assine a newsletter e receba os conteúdos do Instituto Pandiá
+ assinar