Portal do Governo Brasileiro
X

MOVIMENTO DE CARGAS EM CAMPOS OSCILANTES, CONFINAMENTO MAGNÉTICO RESSONANTE E SEPARAÇÃO DE PARTÍCULAS CARREGADAS, por Vitor de Jesus et al

Acervo digital » Outras

Postado por em 20/07/2017 12:39

 

JESUS, Vitor Luiz Bastos de; ISSMAEL JUNIOR, Ali Kamel; ALBUQUERQUE, Márcio Portes; OLIVEIRA, Ivan dos Santos; MONTENEGRO, Eduardo Chaves. MOVIMENTO DE CARGAS EM CAMPOS OSCILANTES, CONFINAMENTO MAGNÉTICO RESSONANTE E SEPARAÇÃO DE PARTÍCULAS CARREGADAS. Notas Técnicas, volume NT-003/05, p. 1-9. Centro Brasileiro de Pesquisa Físicas. Rio de Janeiro, RJ, 2005.

 


 

 

Desde 1996, o grupo de Ressonância Magnética Nuclear do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) busca a observação experimental da Ressonância de Corrente Elétrica (RCE) e ecos de corrente [1]. Descreveremos os conceitos básicos da RCE e as tentativas de se observar o fenômeno não mais em um sólido condutor, mas aplicando à partículas carregadas submetidas a mesma configuração de campos magnéticos estático e circularmente polarizado. Estas tentativas foram feitas, inicialmente, em um setup simples, utilizando um feixe de elétrons de um tubo de raios catódicos e, posteriormente, um feixe de He+ produzido por um acelerador de baixa energia do laboratório Van de Graaff da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Este artigo mostra a evolução teórica e experimental do estudo deste fenômeno para um sistema de partículas carregadas, mostrando que uma possível aplicação seria o confinamento e a separação ressonantes de isótopos, como ilustramos a simulação no caso do isótopo 235U3+, utilizado como combustível nuclear.

 

 

Download do Arquivo

 

Conheça também

 
Conheça nossos eventos: Pandiálogos, Workshops e Seminários
+ eventos
 
Saiba tudo sobre os estudos publicados pelo Instituto e colaboradores
+ saiba tudo
 
Assine a newsletter e receba os conteúdos do Instituto Pandiá
+ assinar