Portal do Governo Brasileiro
X

O BRASIL NA MINUSTAH INFLUENCIANDO O BRASIL NO CONE SUL, por Fábio Pacheco e Eduardo Migon

Acervo digital » Operações de Paz da ONU

Postado por em 03/07/2017 19:38

 

PACHECO, Fábio et MIGON, Eduardo. O BRASIL NA MINUSTAH INFLUENCIANDO O BRASIL NO CONE SUL: EVIDÊNCIAS PRELIMINARES DO DESDOBRAMENTO EM MISSÕES DE PAZ COMO ESTIMULADOR DA DIPLOMACIA MILITAR. Coleção Meira Mattos: Revista das Ciências Militares, Rio de Janeiro (Brasil), v. 7, n. 29, p. 131-137, maio/ago. 2013.

 


 

No início do século XXI o Brasil vem ganhando destaque no cenário internacional. O país evidencia estruturas sob funcionamento estável e em amadurecimento, a exemplo do processo democrático, em fortalecimento institucional crescente, e dos indicadores macroeconômicos, sugestivos de boa capacidade de fazer face às demandas da crise mundial em curso. 

Uma consequência imediata a essa atual projeção brasileira é a demanda da comunidade internacional quanto ao aumento das responsabilidades nacionais no que diz respeito à promoção da estabilidade entre as nações. Nesse contexto, a participação brasileira na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH) é um exemplo que materializa essa demanda, sobretudo pelo envolvimento político do país, pelo comando do componente militar e pelo desdobramento do maior contingente militar na área mais populosa e turbulenta do Haiti. 

Avançando do estudo dos benefícios diretos que decorrem da participação nacional em missões de paz, o trabalho realizado teve por objetivo verificar se o fortalecimento do relacionamento institucional no âmbito da MINUSTAH é elemento sinérgico, ou não, no que concerne ao relacionamento internacional do Brasil com países selecionados do entorno regional.

Download do Arquivo

 

Conheça também

 
Conheça nossos eventos: Pandiálogos, Workshops e Seminários
+ eventos
 
Saiba tudo sobre os estudos publicados pelo Instituto e colaboradores
+ saiba tudo
 
Assine a newsletter e receba os conteúdos do Instituto Pandiá
+ assinar