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Sobre o Instituto

Conheça-nos melhor nessa seção! 
Entenda quem é quem na equipe do Pandiá, saiba quem foi Pandiá Calógeras, o acadêmico, engenheiro e ex-Ministro da Guerra que dá nome ao Instituto e conheça as nossas principais linhas de pesquisa.

Quem Somos

Instituto Pandiá

O que fazemos

A equipe de pesquisadores do Instituto Pandiá coleta informações, realiza pesquisas e produz análises usadas pelo Ministério da Defesa em seu processo decisório. Promove, além disso, seminários e realiza pesquisas e encontros para debater questões relevantes para a segurança internacional e para a defesa nacional.

O Instituto fortalece canais de comunicação entre a academia, think-tanks brasileiros e estrangeiros, funcionários públicos e integrantes de organizações não-governamentais no campo da defesa nacional e de segurança internacional. Com vistas a atingir esse objetivo, o Instituto Pandiá difunde informação, organiza encontros com pesquisadores e eventos na área de defesa e participa de seminários e workshops.

O Instituto Pandiá, em parceria com o CNPQ, estimula a pesquisa sobre Segurança Internacional e Defesa Nacional por meio do PROGRAMA ÁLVARO ALBERTO. Com o financiamento do Programa, pesquisadores de diferentes universidades e institutos de pesquisa do Brasil estão desenvolvendo projetos de pesquisa nas linhas de Economia de Defesa e Entorno Estratégico. Conheça um pouco mais sobre os projetos selecionados aqui.

Linhas de pesquisa

As atividades concentram-se em temas considerados prioritários pela Estratégia Nacional de Defesa, destacam-se as três linhas de pesquisa do Pandiá:

Amazônia

A Amazônia brasileira e os cidadãos que ali vivem, com seu grande estoque de riquezas minerais e de biodiversidade, é foco da atenção internacional e a manutenção da soberania desse enorme patrimônio nacional é uma das prioridades de defesa do país.

Esta linha de pesquisa favorece análises sobre a Amazônia brasileira e os desafios relacionados com a sua proteção, preservação e desenvolvimento, incluindo com especial ênfase no Programa Calha Norte e no Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM).

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Amazônia Azul

O Brasil exerce jurisdição sobre uma extensa área oceânica contígua à costa brasileira, pela qual trafegam cerca de 95% de todo o comércio exterior brasileiro. Essa região dispõe de imensas riquezas naturais e de importância estratégica para o país, que tem 80% de sua população vivendo em território litorâneo e adjacente.

O Brasil exerce jurisdição sobre uma extensa área oceânica contígua à costa brasileira, pela qual trafegam cerca de 95% de todo o comércio exterior brasileiro. Essa região dispõe de imensas riquezas naturais e de importância estratégica para o país, que tem 80% de sua população vivendo em território litorâneo e adjacente.

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Cultura de Defesa

A importância que cultura brasileira atribui à defesa e o envolvimento da sociedade com o tema. O papel desempenhado pela academia, mídia, política e educação nas medidas e ações do Estado, com ênfase no campo militar, para a defesa do território, da soberania e dos interesses nacionais contra ameaças preponderantemente externas, potenciais ou manifestas.

Esta linha de pesquisa estuda os aspectos culturais da defesa tal como visto pela sociedade brasileira. Como o tema é retratado pela mídia e formadores de opinião, como é tratado pela academia e como repercute na cultura e pensamento da sociedade.

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Economia de defesa

A Estratégia Nacional de Defesa “é inseparável de estratégia nacional de desenvolvimento. Esta motiva aquela. Aquela fornece escudo para esta. Cada uma reforça a ação da outra”. Essa associação decorre, em grande medida, das características do setor de Defesa, notadamente no que diz respeito à sua capacidade de arrasto tecnológico (spin-off) e de fomento à inovação. Seu pleno desenvolvimento requer, contudo, investimentos de alto risco e de longo prazo. Para sobreviverem nesse setor, as indústrias e os serviços necessitam de quadro legal estável e aportes financeiros suficientes e constantes. Nos últimos anos, o Ministério da Defesa, em conjunto com outros órgãos do governo federal, vem implementando iniciativas de fomento à economia da defesa. Entre elas, destaca-se a fixação do Plano de Articulação e Equipamento da Defesa (PAED).

Esses são alguns dos temas analisados por esta linha de pesquisa.

 

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Entorno estratégico

América do Sul, Atlântico Sul, e costa ocidental da África

A região de interesse prioritário da defesa nacional, englobando a massa subcontinental da América do Sul, o Atlântico Sul e os países lindeiros da África. 2. Não obstante relativamente afastada dos principais focos de tensão e conflito mundiais, a região é palco de instabilidades e riscos que aportam desafios para a defesa nacional.

O objetivo desta linha de pesquisa é examinar a capacidade de monitorar acontecimentos que impliquem riscos de tensões no entorno estratégico brasileiro; fomentar a capacidade de dissuasão brasileira frente a possíveis ameaças à soberania nacional quer nos teatros de operação convencionais quer em novos domínios, como o espacial e o cibernético; aprofundar a cooperação e, na medida do possível, promover a integração regional no âmbito da América do Sul e do Atlântico Sul.

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Fronteiras

O Brasil deve defender, vigiar e proteger mais de 15.000 quilômetros de fronteiras terrestres e mais de 7 mil quilômetros de fronteira marítima que delimitam todas as regiões do país, de centros urbanos a de regiões de florestas.

Esta linha de pesquisa examina a história da defesa das fronteiras nacionais, as ameaças à integridade territorial, conflitos em zonas fronteiriças, os desafios para a vigilância e proteção das fronteiras terrestre e marítima, bem como as políticas públicas setoriais desse campo, a exemplo do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron).

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Produção de leis sobre defesa

Comparada a outros assuntos de contumaz atenção legislativa, a defesa ainda é um assunto pouco discutido no Parlamento brasileiro. Esta linha de pesquisa busca incentivar estudos sobre a defesa no âmbito do Congresso Nacional, com ênfase nas inter-relações entre política e defesa, nos círculos formadores de opinião sobre esse campo e o relevante papel da academia para o trabalho legislativo nessa área.

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Quem foi Pandiá Calógeras

João Pandiá Calógeras (1870-1934), engenheiro e político brasileiro, foi o primeiro civil a comandar o então Ministério da Guerra do país, de 1919 a 1922, durante o governo Epitácio Pessoa.

Seu mandato marcou-se por empreender importante processo de modernização, expansão e aperfeiçoamento do Exército, em que contou com significativa colaboração de uma Missão Militar Francesa a partir de 1920.

Paralelamente, Pandiá Calógeras deixou notável legado como escritor, acadêmico e pesquisador. São de sua autoria, por exemplo, as obras Política exterior do Império, publicada em três volumes, entre 1923 e 1929, e Formação histórica do Brasil, de 1930.

Pandiá Calógeras personalizou, assim, a aproximação entre civis e militares, tendo como norte o interesse do Estado. Pioneira no início do republicanismo brasileiro, essa cooperação é, hoje, crucial para a consolidação do setor de defesa no país.

Quem é quem

Diretor

Demetrio Carneiro da Cunha Oliveira

(61) 3312-4979 instituto.pandia@defesa.gov.br
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CHEFE DE DIVISÃO PARA ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS

Maria do Socorro de Carvalho

(61) 3312-4979 / 2023-9181 socorro.carvalho@defesa.gov.br

ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Carlos Eugênio Timo Brito

(61) 2023-9647 carlos.timo@defesa.gov.br
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ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Matheus Augusto Machado Azevedo

(61) 2023-5689 matheus.azevedo@defesa.gov.br
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ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Carlos Alberto Vieira Filho

(61) 2023-9255 carlos.vieira@defesa.gov.br
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ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Paulo Gustavo de Araújo Paiva

(61) 2023-5630 paulo.paiva@defesa.gov.br
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Especialista em Políticas Públicas

Nelson do Vale Oliveira

(61) 2023-9647 nelson.oliveira@defesa.gov.br
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Possui graduação em ECONOMIA pela Universidade Estácio de Sá (1976). Especialista em Políticas Públicas pela mesma universidade. Diretor Executivo do Instituto Brasileiro de Estudos em Defesa Pandiá Calógeras do Ministério da Defesa. Foi Coordenador e Conteudista dos cursos de EAD da Fundação Astrojildo Pereira. Foi servidor no Ministério do Desenvolvimento Social. Foi Chefe de Gabinete Parlamentar na Câmara dos Deputados. Foi Chefe de Gabinete do Ministro da Defesa. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em POLÍTICAS PÚBLICAS, atuando principalmente no seguinte tema: Orçamento Público, Finanças Publicas, Gestão Pública, Formação em Cidadania. Tem experiência na área de Educação a Distancia.Tem experiência nas áreas de Defesa Nacional e Segurança Internacional.

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Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2001), mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2012).

É Chefe de Gabinete do Instituto Pandiá Calógeras, no Ministério da Defesa. Atuou como assessor da Assessoria de Defesa da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Foi professor do Centro Universitário Curitiba de 2004 a 2012, exercendo a função de coordenador do curso de Relações Internacionais de fevereiro de 2010 a julho de 2011. Integra o Conselho Editorial da revista "Relações Internacionais no Mundo Atual".

Foi professor visitante no departamento de Political Science and International Relations da University of Delaware (EUA) e em cursos de pós-graduação lato sensu no Brasil.

Já lecionou em diversas instituições de ensino no Paraná e no Distrito Federal, dentre as quais a Universidade Católica de Brasília, o Centro Universitário do Distrito Federal e o Instituto de Educação Superior de Brasília.

Atua na área de Relações Internacionais, nos seguintes temas: teoria de relações internacionais, processo decisório em política externa, segurança e defesa, política externa brasileira e política externa estadunidense.

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Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1997), mestrado em Criminal Justice Policy - London School of Economics and Political Sciences (2004), mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2001) e doutorado em Relações Internacionais e Justiça Criminal - UNIVERSITY OF WESTMINSTER (2011). Atualmente é professor do Centro Universitário de Brasília e servidor de carreira do ciclo de gestão do Ministério da Justiça. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas de Justiça Criminal, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança pública, participação social e policiamento comunitário.

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Formado em Economia, Ciência Política e História pela Universidade de Toronto, Canadá. Especialista em Gestão Pública pela Universidade de Londres, Inglaterra.  Mestre em Guerra pelo Departamento de Estudos de Guerra da Universidade de Londres, Inglaterra. Atuou na Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento e, posteriormente, no Ministério da Justiça. Trabalha desde 2011 no Ministro da Defesa. É servidor civil da carreira de gestor.

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Servidor da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Experiência em Administração Pública e Privada em órgãos governamentais (ME, MC, MinC, MD, Anvisa, MDIC, MPOG e MARE), prefeituras (Paranavaí-PR e Diadema-SP), empresas públicas (CET E EMURB) e como profissional autônomo. Professor universitário, palestrante e instrutor em suas áreas de conhecimento. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela USP, mestre em Adminstração Pública pela UNB, cursos de especialização em Políticas Públicas e Economia pela George Washigton University e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas - IPEA.

 

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Graduado em Administração (UNIDF) e Direito (UNICEUB). Especialista em Direito Constitucional (IDP) e em Direito do Trabalho (Mackenzie/IESB). Mestre em Políticas Públicas (University of Warwick - Inglaterra). Trabalhou nos seguintes Ministérios: Educação, Trabalho e Emprego, Planejamento e Justiça. Servidor público da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), que integra o Ciclo de Gestão do Governo Federal.

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Servidor da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Experiência profissional nas Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação e Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, na Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil e no IBED do Ministério da Defesa. Sociólogo, mestre e doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília. Professor no Centro Universitário IESB.

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