Portal do Governo Brasileiro
X

Representante do IBED visita o Centro Experimental de Aramar

Notícias

Postado por Talita de Almeida em 18/07/2017

 

Em 13 de julho, representante do IBED acompanhou o Ministro da Defesa Raul Jungmann em visita guiada ao Centro Experimental de Aramar, em Iperó – SP. A instalação faz parte do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) e é componente fundamental do Programa Nuclear da Marinha do Brasil (PNMB).


Inaugurado em 1988, Aramar funciona como um centro de pesquisa e desenvolvimento da área nuclear, complementar à sede do CTMSP, que funciona dentro da Universidade de São Paulo (USP). Seu intuito é o de fabricar, testar, operar e manter sistemas, equipamentos e itens desenvolvidos em consequência do PNMB. Nesta unidade, cerca de 1800 profissionais atuam em laboratórios e divisões industriais.

 


No local, está sendo conduzido o projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB). Trata-se de um reator de pesquisa com múltiplos empregos. Por envolver a elaboração de tecnologia nuclear de uso dual, as atividades de Aramar extrapolam o puro emprego militar e geram desdobramentos para outros setores da sociedade. Futuramente, o RMB produzirá radioisótopos que poderão ser empregados na indústria, na medicina e na agricultura, além de preparar combustíveis e materiais para reatores de potência.


A visita também contemplou o Laboratório de Geração de Energia Núcleo-Elétrica (LABGENE). Lá está sendo construído, para testes, o protótipo em terra dos sistemas de propulsão nuclear. Está em andamento a edificação de uma réplica em tamanho real do submarino de propulsão nuclear, cuja estrutura física está sendo elaborada na Base Naval de Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro. A maior parte dos componentes da montagem é de origem nacional.

 


A operação das estruturas de Aramar é imprescindível para a consecução do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), principal projeto da Marinha. Ao assegurar o conhecimento e a autonomia da tecnologia de propulsão nuclear, o PNMB atenderá às diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa, fortalecerá a Base Industrial de Defesa e oferecerá vantagem estratégica ao Brasil.

 

 

 

Conheça também

 
Conheça nossos eventos: Pandiálogos, Workshops e Seminários
+ eventos
 
Saiba tudo sobre os estudos publicados pelo Instituto e colaboradores
+ saiba tudo
 
Assine a newsletter e receba os conteúdos do Instituto Pandiá
+ assinar