Portal do Governo Brasileiro
X

3° Simpósio sobre Segurança Regional Europa-América do Sul

Agenda Pandiá » Seminário

De 12/06/2017

O Instituto Brasileiro de Estudos em Defesa Pandiá Calógeras (IBED), em parceria com a Delegação da União Europeia no Brasil, a Embaixada do Reino da Bélgica, a Embaixada da França, o Ministério das Relações Exteriores, o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI), a Fundação Konrad Adenauer no Brasil e o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), promoveu a 3ª edição do Simpósio sobre Segurança Regional Europa-América do Sul no Comando Militar do Planalto.

Com auditório lotado, no dia 12 de junho o evento foi prestigiado por uma mesa de abertura de alto nível. Participaram o General de Exército Sergio Etchegoyen, Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; o Embaixador João Cravinho, Chefe da Delegação da União Europeia no Brasil; Embaixador Dirk Loncke, Embaixador do Reino da Bélgica no Brasil; Almirante de Esquadra Ademir Sobrinho, Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Brasil; Deputado Federal Subtenente Gonzaga, Suplente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados; Almirante de Esquadra Luiz de Gusmão, Chefe do Estado-Maior da Armada do Brasil; General de Exército Fernando Azevedo e Silva, Chefe do Estado Maior do Exército Brasileiro; Brigadeiro Raul Botelho, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica; Embaixador Nelson Tabajara, Diretor do Departamento de Assuntos de Defesa e Segurança dos Ministério das Relações Exteriores do Brasil; Ministro Conselheiro Gael de Maisonneuve, da Embaixada da República Francesa no Brasil; Ministro Paulo Roberto de Almeida, Diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil; e Senhor Diogo Winnikes, Coordenador de Relações Internacionais da Fundação Konrad Adenauer no Brasil.

Adiante, Professor Sven Biscop (EGMONT - Instituto Real de Relações Internacionais, Bélgica) proferiu palestra sobre a Estratégia Global da União Europeia. A palestra contou, ainda, com a participação do Tenente General Esa Pulkkinen, Diretor Geral do Estado-Maior da União Europeia e a moderação do Prof. Antonio Jorge Ramalho, Secretário-Geral da Escola Sul-Americana de Defesa (ESUDE/UNASUL).

A parte da tarde se iniciou com o painel sobre Cooperação em Missões de Paz. Luis Doñas Núñez (Ministério da Defesa do Chile) discorreu sobre a evolução da participação chilena em operações de paz, desde o envolvimento na MINUSTAH até a participação em Operações de Gestão de Crises da União Europeia. O Contra-Almirante Mario Sanchez Debernardi (Ministério da Defesa do Peru) apresentou um panorama completo das operações de paz enquanto instrumento de resposta aos conflitos. Entre os painelistas, também estiveram o General de Brigada Christian Thiébault (Ministério da Defesa da França), Paolo Bressan (Serviço Europeu para a Ação Externa),,  e a Embaixadora Maria Luísa Escorel de Moraes (Ministério das Relações Exteriores do Brasil), sob a moderação de Carlos Vieira (Ministério da Defesa do Brasil).

O último painel do dia abordou a Integração de Bases Industriais de Defesa. O Primeiro Conselheiro Erik von Pistohlkors (Delegação da União Europeia no Brasil) discorreu sobre o Fundo de Defesa Europeu, demonstrando o quanto a iniciativa é capaz de fortalecer a cadeia produtiva, promovendo excelência e eficiência no setor. Por sua vez, Coronel Aviador Carlos Luis Yedro (Ministério da Defesa Argentina) apresentou a estrutura da indústria de defesa de seu país, assim como a importância política e estratégica do desenvolvimento do setor. Participaram também Prof. Sven Biscop (EGMONT - Instituto Real de Relações Internacionais, Bélgica) e Diana Torres Garces (Ministério da Defesa da Colômbia). Tomás Amorim, do Centro Brasileiro de Relações Internacionais – CEBRI, exerceu a moderação.

O encerramento da sessão aberta do Simpósio foi desenvolvida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Machado Vieira, Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa do Brasil, cuja fala foi centrada na "Educação de Defesa", entendida como "as ações desenvolvidas para difundir, aprofundar e promover debates sobre temas relacionados à defesa no âmbito da sociedade brasileira". Falaram ainda o Embaixador Fernando Simas Magalhães, Subsecretário-Geral de Assuntos Políticos Multilaterais, Europa e América do Norte (SGEAM) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e Diogo Winnikes, Coordenador de Projetos de Relações Internacionais da Fundação Konrad Adenauer no Brasil.

Confira as fotos:

 

No dia seguinte, em 13 de junho, desenvolveu-se uma sessão fechada do Simpósio, focada nos desdobramentos estratégicos para a América do Sul. Os trabalhos foram abertos pelo painel sobre cenários Sul-americanos de defesa, que contou com exposições de Cel. Jorge Berredo (Ministério da Defesa da Argentina), General Cunha Mattos (Chefe da Assessoria Especial de Planejamento do Ministério da Defesa do Brasil), Sr. Luis Doñas Núñez (Ministério da Defesa do Chile), Sra. Diana Torres Garces (Ministério da Defesa da Colômbia) e C. Alte Mario Sanchez Debernardi (Ministério da Defesa de Peru). A série de perguntas e respostas foi mediada pelo Ministro Paulo Roberto de Almeida (Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais).

A seguir, teve-se uma oficina sobre cooperação Europa-América do Sul em matéria de defesa. Entre os participantes, estiveram Professor Sven Biscop (Egmont Institute, Bélgica), Conselheiro Hélio Franchini (Ministério das Relações Exteriores do Brasil), Senhor Luis Doñas Núñez (Ministério da Defesa do Chile), Senhor Frederic Maduraud (Serviço Europeu para Ação Externa), Senhor Paolo Bressan (Serviço Europeu para Ação Externa), Senhora Diana Maria Torres Garces (Ministério da Defesa da Colômbia)
C. Alte Mario Sanchez Debernardi (Ministério da Defesa de Peru), Coronel Aviador Carlos Luis Yedro (Ministério da Defesa da Argentina), Cel. Jorge Fabian Berredo (Ministério da Defesa da Argentina). A mediação ficou a cargo do Conselheiro Marco Tulio Cabral (IPRI/FUNAG/MRE). A oficina prosseguiu à tarde, com falas do Conselheiro Hélio Franchini (MRE) e de Carlos Vieira (IBED/GM/MD).

Ademais, realizaram-se duas palestras. A primeira, sobre Defesa Cibernética, foi conduzida pelo General-de-Brigada Jayme e Cel. Alan, ambos do Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro. A segunda palestra, sobre Educação em Defesa, foi proferida pelo Professor Alcides Vaz, da Universidade de Brasília e Presidente da Associação Brasileira de Estudos de Defesa.

O encerramento da sessão final foi liderado pelo diretor do IBED, Professor Fabrício Neves, e pelo diretor do IPRI, Ministro Paulo Roberto de Almeida.

Confira as fotos:

Localização

Comando Militar do Planalto

 

Conheça também

 
Conheça nossos eventos: Pandiálogos, Workshops e Seminários
+ eventos
 
Saiba tudo sobre os estudos publicados pelo Instituto e colaboradores
+ saiba tudo
 
Assine a newsletter e receba os conteúdos do Instituto Pandiá
+ assinar