Portal do Governo Brasileiro
X

INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NA FRONTEIRA: PARCEIROS POTENCIAIS DA INDÚSTRIA NACIONAL DE DEFESA NA IMPLANTAÇÃO DO SISFRON, por Cristiano do Amaral et al

Acervo digital » Outras

Postado por Talita de Almeida em 08/08/2017

 

AMARAL, Cristiano Torres do. et al. INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NA FRONTEIRA: PARCEIROS POTENCIAIS DA INDÚSTRIA NACIONAL DE DEFESA NA IMPLANTAÇÃO DO SISFRON. In: Congresso Acadêmico de Defesa Nacional, 11ª edição, 2014.

 


 

 

Artigo que apresenta uma breve discussão acerca da contribuição das Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas em área de fronteira para instalação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON). Inicialmente é feita uma descrição do Projeto Piloto do SISFRON e de sua importância para o país. Também são comentadas as limitações da indústria nacional para execução do projeto, em especial, a escassez de profissionais especializados em tecnologia da informação e comunicação. Em seguida, são apresentados exemplos de aplicações do Ensino a Distância (EAD) para potencializar a formação de mãode-obra em tecnologia. Nessa argumentação também é descrita a experiência didática do Instituto Luterano de Ensino Superior de Porto Velho (ULBRA) em EAD. Por fim, os autores esclarecem como a contribuição das IES pode fomentar o mercado de trabalho na fronteira e impulsionar a indústria nacional de defesa com o SISFRON.

 

 

Download do Arquivo

 

Conheça também

 
Conheça nossos eventos: Pandiálogos, Workshops e Seminários
+ eventos
 
Saiba tudo sobre os estudos publicados pelo Instituto e colaboradores
+ saiba tudo
 
Assine a newsletter e receba os conteúdos do Instituto Pandiá
+ assinar