Portal do Governo Brasileiro
X

A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DE UM SATÉLITE GEOESTACIONÁRIO DE DEFESA E COMUNICAÇÕES NO CONFRONTO CIBERNÉTICO, por Cristiano do Amaral et al

Acervo digital » Outras

Postado por Talita de Almeida em 08/08/2017

 

AMARAL, Cristiano Torres do. et al. A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DE UM SATÉLITE GEOESTACIONÁRIO DE DEFESA E COMUNICAÇÕES NO CONFRONTO CIBERNÉTICO. In: Congresso Acadêmico de Defesa Nacional, 14ª edição, 2017.

 


 

 

Este artigo apresenta um breve histórico da construção do primeiro Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC) no país. O texto descreve inicialmente a importância dos satélites militares e as aplicações de defesa, bem como seu uso como garantia de independência tecnológica. Em seguida, os autores abordam os principais objetivos e aplicações do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) e também destacam os interesses e argumentos que sustentam a necessidade de possuir um sistema seguro de comunicações em um cenário de guerra cibernética. Por fim, são enfatizadas as principais aplicações do sistema de comunicação por satélite no contexto militar, em uso operacional, integrando um Centro de Coordenação e Controle, e ainda, como apoio logístico das forças armadas.

 

 

Download do Arquivo

 

Conheça também

 
Conheça nossos eventos: Pandiálogos, Workshops e Seminários
+ eventos
 
Saiba tudo sobre os estudos publicados pelo Instituto e colaboradores
+ saiba tudo
 
Assine a newsletter e receba os conteúdos do Instituto Pandiá
+ assinar