Portal do Governo Brasileiro
X

DA IMPORTÂNCIA DE UMA GRANDE ESTRATÉGIA: O CASO ESTADUNIDENSE E A ASCENSÃO CHINESA, por Luis Rodrigo Machado e Guilherme Simionato

Acervo digital » Economia de Defesa

Postado por Talita de Almeida em 21/03/2016

 

MACHADO, Luis Rodrigo e SIMIONATO, Guilherme. DA IMPORTÂNCIA DE UMA GRANDE ESTRATÉGIA: O CASO ESTADUNIDENSE E A ASCENSÃO CHINESA. In: 1º Seminário Internacional de Ciência Política - Estado e Democracia em Mudança no Século XXI. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, 2015.

 


 

 

Este trabalho busca refletir acerca da grande estratégia estadunidense no contexto de ascensão da China. Para isso, faz-se o seguinte percurso (1) analisa-se a dualidade do pensamento estratégico estadunidense; (2) discute-se os meios para se atingir esses objetivos, quais sejam, os conceitos operacionais - o Air-Sea Battle e o Offshore Control - e suas decorrências para o nível da estratégia; e, (3) reflete-se sobre a estratégia atual. Argumenta-se que Obama não possui uma grande estratégia definida, levando a uma autonomia excessiva dos meios (conceitos operacionais) sobre os fins (objetivos estratégicos e políticos). Adicionalmente, as escolhas operacionais prejudicam ainda mais esse processo, na medida que ignoram fatores políticos e são guiadas pela crença irrestrita na superioridade tecnológica e, por decorrência, na busca pela definição militar rápida. Por fim, identificam-se possíveis implicações para a segurança internacional e, mais brevemente, para o Brasil.

Download do Arquivo

 

Conheça também

 
Conheça nossos eventos: Pandiálogos, Workshops e Seminários
+ eventos
 
Saiba tudo sobre os estudos publicados pelo Instituto e colaboradores
+ saiba tudo
 
Assine a newsletter e receba os conteúdos do Instituto Pandiá
+ assinar