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What we do

Pandiá Institute team of researchers collects information, conducts researches and produces analysis used by the Minister of Defense in his decision making process. Besides that, it promotes workshops and meetings to debate themes that are relevant to international security and national defense.

The Institute strengthens communication channels between the academia, Brazilian and foreign think-tanks, civil servants and staff from non-governmental organizations of the national defense and international security area. In order to achieve that goal, Pandiá Institute disseminates information, organizes meetings with researchers and events on defense and participates in workshops and seminars.

The Pandiá Institute, in partnership with CNPq, stimulates research on International Security and National Defense through Alvaro Alberto Program. With the Program’s funding, researchers from different universities and research institutes in Brazil are conducting research projects in the research lines of Defense Economics and Brazilian Strategic Surrounding. Find out more about the selected projects here.

Lines of research

The activities focus on issues prioritized by the National Defense Strategy, there are the three research lines Pandiá:

Amazônia

A Amazônia brasileira e os cidadãos que ali vivem, com seu grande estoque de riquezas minerais e de biodiversidade, é foco da atenção internacional e a manutenção da soberania desse enorme patrimônio nacional é uma das prioridades de defesa do país.

Esta linha de pesquisa favorece análises sobre a Amazônia brasileira e os desafios relacionados com a sua proteção, preservação e desenvolvimento, incluindo com especial ênfase no Programa Calha Norte e no Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM).

Amazônia Azul

O Brasil exerce jurisdição sobre uma extensa área oceânica contígua à costa brasileira, pela qual trafegam cerca de 95% de todo o comércio exterior brasileiro. Essa região dispõe de imensas riquezas naturais e de importância estratégica para o país, que tem 80% de sua população vivendo em território litorâneo e adjacente.

O Brasil exerce jurisdição sobre uma extensa área oceânica contígua à costa brasileira, pela qual trafegam cerca de 95% de todo o comércio exterior brasileiro. Essa região dispõe de imensas riquezas naturais e de importância estratégica para o país, que tem 80% de sua população vivendo em território litorâneo e adjacente.

Cultura de Defesa

A importância que cultura brasileira atribui à defesa e o envolvimento da sociedade com o tema. O papel desempenhado pela academia, mídia, política e educação nas medidas e ações do Estado, com ênfase no campo militar, para a defesa do território, da soberania e dos interesses nacionais contra ameaças preponderantemente externas, potenciais ou manifestas.

Esta linha de pesquisa estuda os aspectos culturais da defesa tal como visto pela sociedade brasileira. Como o tema é retratado pela mídia e formadores de opinião, como é tratado pela academia e como repercute na cultura e pensamento da sociedade.

Fronteiras

O Brasil deve defender, vigiar e proteger mais de 15.000 quilômetros de fronteiras terrestres e mais de 7 mil quilômetros de fronteira marítima que delimitam todas as regiões do país, de centros urbanos a de regiões de florestas.

Esta linha de pesquisa examina a história da defesa das fronteiras nacionais, as ameaças à integridade territorial, conflitos em zonas fronteiriças, os desafios para a vigilância e proteção das fronteiras terrestre e marítima, bem como as políticas públicas setoriais desse campo, a exemplo do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron).

UN Peace Operations

United Nations Peace Operations have been becoming more complex. In parallel with this new reality, the Brazilian participation in these missions have grown qualitativelly and quantitatively.

This research programme deals with some of these issues.

Brazilian Strategic Surrounding

América do Sul, Atlântico Sul, e costa ocidental da África

The strategic surroundings of Brazil, an area of priority interest for the country's national defence, covers South America and the South Atlantic, including the bordering countries of Africa. Although relatively isolated from the main sources of tension and conflict in the world, instabilities within this region may present relevant challenges for the national defence of the country.

This research programme deals with issues related to the region, focusing on our cooperation efforts with South American countries.

Innovation and Defence Economics

The National Defence Strategy “(…) is inseparable from the national strategy of development. The latter drives the former. The former provides shielding to the latter. Each one reinforces the other's reasons". This association stems largely from the main characteristics of the defence sector, notably in regards to its technological capacity to promote positive spin-offs and to foster innovation. Its full development requires, nonetheless, high risk and long-term investments. In order to survive in this sector, industries and services need an stable legal framework, and sufficient and constant financial investments.

These are some of the issues examined by this research programme.

Produção de leis sobre defesa

Comparada a outros assuntos de contumaz atenção legislativa, a defesa ainda é um assunto pouco discutido no Parlamento brasileiro. Esta linha de pesquisa busca incentivar estudos sobre a defesa no âmbito do Congresso Nacional, com ênfase nas inter-relações entre política e defesa, nos círculos formadores de opinião sobre esse campo e o relevante papel da academia para o trabalho legislativo nessa área.



Who was Pandiá Calógeras

João Pandiá Calógeras (1870-1934), engineer and Brazilian politician, was the first civilian to head the then Ministry of the country's War, 1919-1922, during Pessoa government.

His tenure was marked by take-important process of modernization, expansion and improvement of the army, that had significant collaboration of a French Military Mission from 1920.

At the same time, Pandiá Calógeras left remarkable legacy as a writer, scholar and researcher. They are of his own, for example, works Foreign policy of the Empire, published in three volumes between 1923 and 1929, and historical formation of Brazil, 1930.

Pandiá Calógeras customized, thus bringing together civilian and military, with the north the state's interest. A pioneer in the early Brazilian republicanism, such cooperation is now crucial for the consolidation of the defense industry in the country.

Who is who

Diretor

Demetrio Carneiro da Cunha Oliveira

(61) 3312-4979 instituto.pandia@defesa.gov.br
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CHEFE DE DIVISÃO PARA ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS

Maria do Socorro de Carvalho

(61) 3312-4979 / 2023-9181 socorro.carvalho@defesa.gov.br

ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Carlos Eugênio Timo Brito

(61) 2023-9647 carlos.timo@defesa.gov.br
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ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Matheus Augusto Machado Azevedo

(61) 2023-5689 matheus.azevedo@defesa.gov.br
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ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Carlos Alberto Vieira Filho

(61) 2023-9255 carlos.vieira@defesa.gov.br
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ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Paulo Gustavo de Araújo Paiva

(61) 2023-5630 paulo.paiva@defesa.gov.br
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Especialista em Políticas Públicas

Nelson do Vale Oliveira

(61) 2023-9647 nelson.oliveira@defesa.gov.br
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Possui graduação em ECONOMIA pela Universidade Estácio de Sá (1976). Especialista em Políticas Públicas pela mesma universidade. Diretor Executivo do Instituto Brasileiro de Estudos em Defesa Pandiá Calógeras do Ministério da Defesa. Foi Coordenador e Conteudista dos cursos de EAD da Fundação Astrojildo Pereira. Foi servidor no Ministério do Desenvolvimento Social. Foi Chefe de Gabinete Parlamentar na Câmara dos Deputados. Foi Chefe de Gabinete do Ministro da Defesa. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em POLÍTICAS PÚBLICAS, atuando principalmente no seguinte tema: Orçamento Público, Finanças Publicas, Gestão Pública, Formação em Cidadania. Tem experiência na área de Educação a Distancia.Tem experiência nas áreas de Defesa Nacional e Segurança Internacional.

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Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2001), mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2012).

É Chefe de Gabinete do Instituto Pandiá Calógeras, no Ministério da Defesa. Atuou como assessor da Assessoria de Defesa da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Foi professor do Centro Universitário Curitiba de 2004 a 2012, exercendo a função de coordenador do curso de Relações Internacionais de fevereiro de 2010 a julho de 2011. Integra o Conselho Editorial da revista "Relações Internacionais no Mundo Atual".

Foi professor visitante no departamento de Political Science and International Relations da University of Delaware (EUA) e em cursos de pós-graduação lato sensu no Brasil.

Já lecionou em diversas instituições de ensino no Paraná e no Distrito Federal, dentre as quais a Universidade Católica de Brasília, o Centro Universitário do Distrito Federal e o Instituto de Educação Superior de Brasília.

Atua na área de Relações Internacionais, nos seguintes temas: teoria de relações internacionais, processo decisório em política externa, segurança e defesa, política externa brasileira e política externa estadunidense.

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Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1997), mestrado em Criminal Justice Policy - London School of Economics and Political Sciences (2004), mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2001) e doutorado em Relações Internacionais e Justiça Criminal - UNIVERSITY OF WESTMINSTER (2011). Atualmente é professor do Centro Universitário de Brasília e servidor de carreira do ciclo de gestão do Ministério da Justiça. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas de Justiça Criminal, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança pública, participação social e policiamento comunitário.

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Formado em Economia, Ciência Política e História pela Universidade de Toronto, Canadá. Especialista em Gestão Pública pela Universidade de Londres, Inglaterra.  Mestre em Guerra pelo Departamento de Estudos de Guerra da Universidade de Londres, Inglaterra. Atuou na Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento e, posteriormente, no Ministério da Justiça. Trabalha desde 2011 no Ministro da Defesa. É servidor civil da carreira de gestor.

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Servidor da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Experiência em Administração Pública e Privada em órgãos governamentais (ME, MC, MinC, MD, Anvisa, MDIC, MPOG e MARE), prefeituras (Paranavaí-PR e Diadema-SP), empresas públicas (CET E EMURB) e como profissional autônomo. Professor universitário, palestrante e instrutor em suas áreas de conhecimento. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela USP, mestre em Adminstração Pública pela UNB, cursos de especialização em Políticas Públicas e Economia pela George Washigton University e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas - IPEA.

 

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Graduado em Administração (UNIDF) e Direito (UNICEUB). Especialista em Direito Constitucional (IDP) e em Direito do Trabalho (Mackenzie/IESB). Mestre em Políticas Públicas (University of Warwick - Inglaterra). Trabalhou nos seguintes Ministérios: Educação, Trabalho e Emprego, Planejamento e Justiça. Servidor público da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), que integra o Ciclo de Gestão do Governo Federal.

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Servidor da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Experiência profissional nas Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação e Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, na Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil e no IBED do Ministério da Defesa. Sociólogo, mestre e doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília. Professor no Centro Universitário IESB.

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